A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos ganhou o leilão de Viracopos realizado em fevereiro de 2012 e iniciou, no fim de agosto do mesmo ano, as obras do primeiro ciclo de investimentos do complexo aeroportuário. Após o fim das obras, o aeroporto adquiriu a capacidade de atender 25 milhões de passageiros por ano, em um terminal moderno que oferece mais conforto e segurança para seus usuários.
O novo terminal começou a operar voos comerciais regulares internacionais no dia 29 de novembro de 2014. O aeroporto encerrou o ano de 2018 com circulação de mais de 9 milhões de passageiros. Viracopos foi eleito 10 vezes como o Melhor Aeroporto do Brasil em pesquisa realizada com passageiros pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Em 2018 também foi reconhecido como o aeroporto mais pontual do Brasil e o terceiro mais pontual do mundo. Além disso, foi eleito o melhor aeroporto de transporte de cargas do mundo segundo estudo feito pela Air Cargo World. Essas conquistas reafirmam o compromisso da empresa com a qualidade de seus serviços e a preocupação com o bem-estar dos usuários.
Desde fevereiro de 2013, quando o Aeroporto de Viracopos passou a ser administrado pela iniciativa privada, a demanda efetiva do transporte de passageiros e de cargas ficou, ano após ano, muito aquém da constante do Estudo de Demanda divulgado pela ANAC durante a fase de licitação, sendo tal situação agravada pelo desequilíbrio econômico-financeiro da concessão, bem como pela grave crise que o país atravessa desde 2014.
No entanto, a crise enfrentada é plenamente superável, uma vez que a finalidade da concessão está sendo atendida, de modo que os serviços aeroportuários estão sendo prestados com qualidade e pleno atendimento aos usuários, com todos os requisitos legais necessários.
Por esses motivos, a Companhia requereu o processamento da ação de recuperação judicial a fim de permitir que as concessionárias possam negociar com seus credores as condições para o seu soerguimento.
Acesse o site de Viracopos para mais informações.